BIZORRÃO: O CARRO QUE, ATRAVÉS DO ESTILO PSICODÉLICO, SE DIRIGIA AOS JOVENS DA DÉCADA DE 70.
Resumo
O presente estudo aborda o anúncio publicitário do carro da Volkswagen – Fusca, modelo 1600 S – também chamado de Bizorrão, lançado em 1974. Por intermédio do método especulativo, o anúncio foi escolhido por ser a única propaganda, em um semanário de 162 páginas, a utilizar de forma significativa a ilustração, sendo que a revista observada foi a Manchete n° 1.176, de novembro de 1974. A investigação segue, através de uma análise interpretativa do conteúdo imagético e linguístico do anúncio, baseada nos estudos de Martine Joly, proporcionados em seu livro “Introdução à Análise da Imagem”, para identificar o motivo do uso do desenho ao invés da fotografia, em voga no momento. A fim de entender melhor o objeto de estudo também é realizada uma breve contextualização do movimento dos anos 60 e 70, que ficou conhecido como “subcultura hippie” e de sua influência na arte psicodélica.
Palavras-chaves: Fusca 1600 S, Bizorrão, hippie.
Palavras-chaves: Fusca 1600 S, Bizorrão, hippie.