ESCRITA DE SI, MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS NO GRUPO DE PESQUISA CAIXA DE PANDORA

Pâmela Fogaça, Vanessa Cristina Dias, Nádia da Cruz Senna

Resumo


Inspiradas pela utilização do termo her(story) nas pesquisas de Maria Brígida de Miranda (2018), o qual a artista adota para sublinhar uma historiografia masculina e a fim de escrever a história a partir das experiências de mulheres, dentro e fora da arte; bem como atentar, enquanto pesquisadoras, para as outras histórias da arte e para quem são as sujeitas escrevendo nas bordas do cânone, como levanta Rafael Cardoso (2009). Nós objetivamos contar o trajeto do Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: Estudos sobre gênero, arte e memória (UFPel/CNPQ), através de uma escrita de si feminista, conforme propõe Margareth Rago (2018), narrando e registrando estratégias, rastros e rumos a partir dos estudos realizados nas ações Lendo Juntas: Circuito I e II (2018), Poéticas de Pandora (2019), Abraços de Pandora: Diálogos de Artistas e Pesquisadoras (2021); seus desdobramentos e reverberações, nas pesquisas de cada uma das participantes e trabalhos coletivos, como o vídeo Vozes de mulheres (2020).


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