A EJA E A PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS

Matheus Alves Braun, Isadora Rangel, Ana Caren Ferreira Rosa, Caroline Leal Bonilha

Resumo


O presente artigo, A EJA e a pandemia de Covid-19 em uma Escola Municipal de Pelotas, desenvolvido por alunos do curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, bolsistas do PIBID Artes Visuais, pretende refletir sobre o agravamento da situação, já precária, da EJA, ocasionado pela pandemia do Covid-19. Bem como, com base em propostas já existentes para promover uma educação de qualidade para estes discentes, busca argumentar sobre a possibilidade de acontecer mudanças neste período pandêmico, que promovam a integração dos alunos e os motivem a permanecerem na escola e serem ativos em suas atividades escolares. Para atingir os objetivos do artigo, busca-se entender as nuances que complementam este núcleo (EJA), as causas de evasão e a relação entre os alunos e professores. Os autores do artigo compreendem a educação inclusiva como meio para uma educação mais humana e acessível para todos, de uma forma que leva em conta suas diferentes realidades, dificuldades e modos de aprender. Para fundamentar a pesquisa, utilizou-se citações dos seguintes autores: Paulo Freire, Miguel Arroyo, bell hooks, entre outros.


Texto completo:

PDF