A IMAGEM DA VIRGEM: A ICONOGRAFIA SACRA NA HISTÓRIA DA ARTE

Larissa Patron, Luís Fernando de Oliveira Campos

Resumo


Este trabalho propõe investigar a iconografia da Virgem, associada ao culto mariano e ligada a arte religiosa produzida e chegada no Brasil, desde os prímórdios da colonização no país. A imagem sacra, advinda da religião católica, é trazida através do trabalho missionário para a região sul, misturada e atualizada ao longo do tempo, tendo em vista a formação das freguesias e cidades, na promoção do debate sobre as formas de adaptação, recriação e ressignificação das sociedades nas diferentes regiões do continente americano. Ao analisar as imagens da Virgem, mencionada no período do barroco brasileiro, procuramos estabelecer uma comparação no tempo e no espaço para explorar as ligações históricas (SUBRAHMANYAM, 1994). As possiveis leituras da Virgem contribuem para pensar a imagem sacra do ponto de vista de sua trascendência, transparência e opacidade, tendo em vista a representação como promotora de formas de ressignificação, reforçadando o caminho da mística como valorização à catequização e à dominação.

Palavras Chaves: Arte Sacra. Representações feminina. Devoção. História da Arte.

 

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