OBJETO PROPOSITOR: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE
Resumo
Este trabalho aborda um recorte da minha monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso em Artes Visuais Licenciatura no ano de 2018 na Universidade Federal de Pelotas – UFPel/RS. A pesquisa consistiu em uma proposta lúdica para o ensino de História da Arte como estratégia para a produção dos dados a serem analisados. A prática de ensino teve como temática a viagem pelo universo da História da Arte utilizando materiais como malas, mapas, diários de viagem, passaportes, carimbos e postais. Como resultado gerou-se um protótipo de objeto propositor que é o principal objeto do presente estudo. A criação do mesmo se dá em decorrência dos resultados constatados com a utilização da proposta. O estudo está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “A produção de subjetividade em Félix Guattari: experiências com arte, ecologia e saúde” dentro do grupo de pesquisa Arte, Ecologia e Saúde (GPAES/UFPel/CNPq), sob orientação do Professor Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo, que teve como um dos objetivos criar um protótipo de material aplicado ao ensino de Artes Visuais. A pesquisa está em continuidade no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, na linha de Pesquisa “Educação em Artes e Processos de Formação Estética” e tem como objetivo a expansão do material produzido e a proposta de viagem, bem como analisar os impactos de seus usos no Ensino de Artes.
Palavras-chave: Objeto propositor; Ensino de arte; Ludicidade; História da Arte; Viagem.