ATELIER LIVRE DE PRÁTICAS PICTÓRICAS: A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O ESTUDO DE OUTROS ESPAÇOS DE CRIAÇÃO

Tales Macedo Vargas, Eduarda Azevedo Gonçalves, José Luiz de Pellegrin

Resumo


Em decorrência da criação e desenvolvimento do Projeto de Extensão Atelier Livre de Práticas Pictóricas do Centro de Artes, com o objetivo de abrir as portas da sala de pintura para acolher o processo de produção pictórica de ex-alunos e comunidade em geral, surgiu o interesse de publicar seus resultados e estudar espaços similares, como os ateliês livres ou espaços destinados à criação. Com isso procuramos investigar o conceito de atelier livre no campo das artes visuais, tecendo um breve histórico dos ateliês como espaço de trabalho e ensino, até a ampliação das fronteiras da produção artística, que se processou na década de 1960. Atentando à pesquisa em andamento, se verificou a necessidade de ampliar o estudo de ateliês como um todo, saindo do âmbito institucional e adentrando aos ateliês de artistas privados e coletivos. Apontamos assim relações de similitude e diferença entre a atividade extensionista do Atelier de Práticas Pictóricas da Universidade e as atividades e preceitos de outros ateliês sem vínculos institucionais como o Ateliê Vila Longuinhos e o Atelier Subterrânea, localizados, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Por meio desse estudo evidenciou-se que mesmo sendo um espaço de criação fomentado por órgão público apresenta características muito próprias dos ateliês coletivos de artistas privados.

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