A ESCOLA DE BELAS ARTES DE PELOTAS (1949-1973) – TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL E PAPEL NA HISTÓRIA DA ARTE

Clarice Rego Magalhães

Resumo


Este trabalho tem como tema a trajetória histórica da Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA), instituição de ensino de arte de nível superior que teve grande importância para o desenvolvimento das artes visuais da cidade de Pelotas/RS, sendo a origem do atual Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CEARTE/UFPel). O trabalho está ancorado na proposta teórica da História Cultural e na Sociologia da Educação. A delimitação temporal é 1949 – 1973, correspondendo às datas de sua fundação e federalização. O trabalho foi desenvolvido por meio da coleta e análise de documentos (acervo da Instituição, acervo da família da fundadora, entrevistas, matérias de jornais da época e o diário da fundadora). Conclui-se que a EBA foi não só fundada como também sustentada pelos esforços da elite cultural pelotense, que apoiou e participou efetivamente do projeto, sempre sob a liderança de D. Marina de Moraes Pires. Esta participação se deu de tal modo, em uma relação tão estreita, que a EBA se configurou como um reflexo desta elite, sendo construída à sua imagem e semelhança, com os mesmos valores, mentalidade e a partir do mesmo imaginário. Assim, o academicismo característico da Instituição teria sido determinado pela sociedade em que surgiu e se desenvolveu, nostálgica e conservadora. E a Escola, enquanto instituição de nível superior de ensino de arte, legitima o academicismo, influindo assim na História da Arte em Pelotas.

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