A OBRA PICTÓRICA “CARRETÉIS” DE IBERÊ CAMARGO E A REPRESENTAÇÃO DE SUAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA SOB UMA NARRATIVA META-HISTÓRICA

Mirian Martins Finger, Jorge Luiz da Cunha

Resumo


O trabalho é o resultado da tese doutorado em história apresentada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve o objetivo de demonstrar a presença da memória propriamente dita (recordações e lembranças) e da meta-memória (representações destas memórias), na série Carretéis do artista Iberê Camargo, sob o instrumental da meta-história. Para fundamentar a pesquisa, foram abordados autores como: Joël Candau (2005, 2014), Henri Bergson (1999) e suas concepções alusivas à memória; Gombrich (2007), (Goodman, 1978)  e Kandinsky (1996) e as noções de representação; Siqueira (2009) e Camargo (1987, 2009, 2012), e percepções sobre a produção de Iberê; e ainda, Goodman (1976, 1978, 1995) e Hayden White (1994-1995), que abordam a metáfora como proposta para a narrativa filosófica e histórica, respectivamente. Na primeira parte do estudo buscou demonstrar alguns aspectos sobre o objeto carretel e a série Carretéis, e a segunda tratou do recurso de transmissão explorado por Iberê Camargo para representar suas memórias de infância. Foram examinadas dezesseis da obra pictórica denominada Carretéis que deu origem à série com o mesmo nome. Além disso, esta análise tratou também de entrelaçar ao recurso plástico parte da produção textual do artista.

Texto completo:

PDF