JARDIM-TEXTO-CORPO: NOTAS E POSSIBILIDADES...

Marta Lizane Bottini dos Santos, Ursula Rosa da Silva

Resumo


Este texto se ocupa sobre uma pesquisa que versa de assuntos relativos ao corpo e o que demanda este tema. Alinha-se com questões pertinentes a práticas metodológicas docentes, e tenciona o arco de questões a partir de um viés cartográfico de pesquisa.Tal estudo se faz no Programa de Pós-graduação no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. O que se pretende ao tratar do corpo nesta pesquisa é antes de tudo, pensá-lo em sala de aula. Como é pensado? Se é pensado? Como professoras dos anos iniciais do ensino fundamental tratam tal assunto e se tratam como criam possibilidades de pensar/problematizar sobre as práticas cotidianas de ensinar e aprender sobre este corpo. O tema é extenso e palco para observações e discussões em muitas áreas do conhecimento: Filosofia, Artes, Ciências Biológicas, Educação, entre outras, e, possibilita criar linhas que escapam ao diálogo à medida que vamos adentrando ao tema e sendo atravessados por questões inquietantes que pedem a palavra ao tratar deste assunto, e para além das univocidades de que tratam tais ciências. Ao passo que esta pesquisa se desenvolve surge uma escrita que apresenta este texto como um jardim, um jardim-texto no qual convido você leitor a caminhar por entre as leiras deste jardim-texto, um jardim-texto movediço que construo com palavras, conceitos, flores e temperos.

Texto completo:

PDF