A ARTE SACRA NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO ICONOGRÁFICO DAS IMAGENS DA VIRGEM NA CIDADE DE PELOTAS

Larissa Patron Chaves, Renan Espirito Santo, Luiza Prates, Noemi Santos, Mari Lucie Loreto

Resumo


O presente trabalho propõe realizar a leitura iconográfica de algumas imagens sacras localizadas na cidade de Pelotas, RS, nos séculos XVIII e XIX no âmbito da história religiosa. Procura-se pensar como algumas práticas culturais ibéricas, tais como o culto das imagens católicas, chegaram ao continente americano, se misturaram, recriaram, adaptaram e contribuíram para a ressignificação da sociedade nessa região. O estudo configura-se como um recorte da proposta de pesquisa do grupo “Imaginária Sacra no Rio Grande do Sul” que objetiva realizar catalogação e leitura das imagens sacras no extremo sul do Brasil no período do barroco brasileiro, estabelecendo um comparativo no tempo e no espaço de modo a explorar as connected histories. A organização do catálogo objetiva viabilizar a ampla leitura das imagens, uma proposta visual aproximada das propostas educativas de Bienais e Museus contemporâneos. Imaginamos estar inseridos em relações sociais que são representadas por imagens e difundidas no imaginário. Para Peter Burke (2004), permanece a idéia de que a imagem está ancorada no real e no fantasmático, porque ele entra em contato com os vestígios e registros, estabelece comparações, verifica momentos de ruptura, tudo isso, fomenta o uso do imaginário, que do individual e relaciona ao coletivo. Neste trabalho apresentamos a leitura de quatro peças da Virgem Maria, associadas a diferentes representações localizadas em igrejas e hospitais da cidade de Pelotas, a saber: Imaculada Conceição, Virgem de Misericórdia, Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora de Lourdes. O objetivo desta proposta de análise é aprofundar os estudos sobre a imagem sacra uma vez a necessidade crescente de conhecimento e salvaguarda dos artefatos que constituem a Arte no RS.

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