O Cliente e o Design Estratégico: uma análise da percepção das organizações após a implementação das estratégias.

Manoela de Freitas Nascimento

Resumo


O cenário econômico tem sofrido constantes transformações e exigido das organizações iniciativas que as mantenham diferenciadas de seus concorrentes. Nesse contexto, se vê surgir a oportunidade para que novas abordagens sejam adotadas pelas empresas, a fim de complementarem modelos de gestão já estabelecidos. Considerando que a prática do design se faz necessária àqueles que têm que lidar com decisões em um contexto turbulento e incerto, na medida em que permite que as organizações enfrentem o complexo cenário contemporâneo, torna-se possível refletir sobre sua contribuição para o desenvolvimento de estratégias organizacionais. Embora, se reconheça o design como um ativo estratégico de alto desempenho, ainda encontram-se poucos estudos no contexto brasileiro que apresentem elementos que destaquem sua importância em nível estratégico. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção das empresas, após implementarem estratégias desenvolvidas sob perspectiva do design estratégico. Para alcançar tal propósito, realizou-se uma investigação de natureza exploratória, por meio de quatro entrevistas em profundidade com clientes de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI), de Porto Alegre/RS. Com os resultados encontrados busca-se contribuir com estudos que pretendem compreender o papel do design como orientador de estratégias organizacionais, ampliando o foco em processos de construção da estratégia para uma perspectiva mais ampla, a qual engloba a percepção do cliente em relação às potencialidades do design do estratégico.

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 ISSN 2594-6196