Paul-Laurent Assoun - A Escola de Frankfurt

Joilda Souza Almeida

Resumo


O autor expõe o conteúdo da Escola de Frankfurt, que é a critica da razão identitária, posta em movimento por uma necessidade ou interesse da razão histórica, a tese da existência da verdade. A Teoria Critica rejeita a Teoria da Identidade funcionando como uma tomada de posição em relação ao idealismo alemão.

É discutida a sociopolítica da Escola de Frankfurt e sua ambição cientifica. Sua sociologia critica forma-se por dois aspectos, o marxismo e a psicanálise, dupla mediação entre a Teoria Critica e seu campo de investigação.

O autor conclui que, a Teoria Critica dá um exemplo de pensamento efetivamente critico, de uma razão histórica pensando sem desculpa as suas próprias contradições. A crise da história que a Escola de Frankfurt experimenta como forma histórica regressa à descoberta do saber do sujeito histórico e da verdade do processo.

Trata-se de uma obra cientifica que traz a trajetória da Escola de Frankfurt citando seus mais ilustres membros e a contribuição de cada um para a formação histórica da Escola.

 


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Seara Filosófica

O conteúdo de cada artigo, resenha e/ou tradução é de inteira responsabilidade do seu respectivo autor, ao qual, unicamente, será devida toda e qualquer sanção legal em caso de violação dos direitos humanos e/ou autorais.


REVISTA INDEXADA