HANNAH ARENDT E O "CASO EICHMANN"

Juliana Scherdien Amaral (UFPel)

Resumo


Em 2015 faz 70 anos que a Segunda Guerra Mundial terminou. A guerra tomou enorme proporções, chegando ao inimaginável, como as “fábricas da morte”. Essa guerra (1939-1945) envolveu quase todos os países do planeta, uma incalculável quantidade de mortes, de destruição, com o uso de tecnologias, etc. Apresentou eventos que precisam ser melhor compreendidos. E não se trata de questões econômicas, diplomáticas, mas, sim, humanas; as quais levou Hannah Arendt (1906-1975), entre outros pensadores, a se questionar sobre a ação humana. É nesse sentido que o julgamento do nazista Eichmann motivou-a, nos anos 60 do séc. XX, a novas reflexões que partiam da pergunta que ainda hoje, e também para o futuro, é válida: "Por que pessoas cometem o mal, e nesse momento, o mal político?". A hipótese a ser desenvolvida é a de que o mal é cometido pela falta de pensamento, isto é, quando o homem não reflete sobre sua ação. A investigação se embasa nas distinções conceituais traçadas por Arendt, como, em especial, responsabilidade, “mal banal”, os quais são imprescindíveis para a compreensão do Evento Nazista. Assim, se faz necessária a reflexão para que o ser humano não cometa o mal, que ele o evite, combatendo-o por meio da ação política, e essa é a “lição” de Arendt.

Palavras-chave: Arendt; Eichmann; Totalitarismo; Mal banal; Responsabilidade.

 

Abstract:

In 2015, 70 years of the end of the Second World War has been passed. That war reached huge proportions, becoming to the unimaginable, with the “death factories”, that war (1939-1945), beside of its reach (evolving almost all the world, and an incalculable amount of deaths, destruction, with technology usage, etc), showed events that must be better understood. And it is not about economic issues, but human, which has bring Hannah Arendt, between other thinkers, to question about human action. It is in this way that the judgment of the Nazi Eichmann found his motives, in the 1960’s of XX century, to new reflections that comes from the question that is yet, and also for the future, valid: “Why does people commit the evil, and in this moment, the political evil”? The hypothesis to be developed is that the evil is committed by the lack of thinking, i. e., when the Man does not think over about his action. The investigation found is bases in the conceptual distinctions drawn by Arendt, such as, responsibility, “banal evil”, among others, which are essentials to the understating of the Nazi Event. Therefore, is necessary the thinking so the human being will not commit the evil. But avoid it, fighting it by the political action, and this is the Arendt’s “lesson”.

Keywords: Arendt; Eichmann; Banal Evil, Totalitarism; Responsibility.

 

 

AMARAL, Juliana Scherden. “Hannah Arendt e o ‘Caso Eichmann’”. In: Seara Filosófica, n.10, inverno, 2015, p.28-39.


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