APRESENTAÇÃO AO DOSSIÊ VII COLÓQUIO DE FILOSOFIA MEDIEVAL – UFPEL

William Saraiva Borges

Resumo


A Filosofia Medieval tem despertado, cada vez mais, o interesse dos pesquisadores, tanto no Brasil como no exterior: a cada ano vemos aumentarem as monografias de graduação, as dissertações de mestrado, as teses de doutorado e as publicações de artigos, livros e traduções, todas evidenciando algum aspecto, alguma obra e/ou algum autor da estigmatizada Idade Média. Contudo, o preconceito em relação a esse período, o qual abrange nada menos que um arco de aproximadamente mil anos de história, vem sendo aos poucos superado pela seriedade e pela profundidade das pesquisas históricas e filosóficas que têm sido apresentadas, nas últimas décadas, à comunidade acadêmica.

Nesse quadro se insere o Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval, ligado ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no qual, há 13 anos ininterruptos, professores, doutores, pós-graduandos, graduandos e egressos se dedicam à pesquisa e à popularização da Filosofia Medieval. Nesse mesmo sentido, bianualmente, é realizado o Colóquio de Filosofia Medieval da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que no ano de 2016 chegou à sua sétima edição.

No presente volume da Revista Seara Filosófica, número 13, Verão/2016, estão publicados 10 artigos sobre diferentes autores patrísticos e escolásticos, os quais foram elaborados por pesquisadores ligados a reconhecidas instituições brasileiras de ensino superior e foram objeto de comunicação oral no VII Colóquio de Filosofia Medieval – UFPel. Além dos artigos, ainda é possível encontrar a tradução de uma fonte primária tardo-escolástica. Enfim, que esta edição da Seara possa contribuir com os estudos sobre a Filosofia Medieval, incentivando, sobretudo, as novas gerações de estudantes e pesquisadores.

 

Pelotas/RS, 31 de dezembro de 2016.

 

William Saraiva Borges

Editor Adjunto da Revista Seara Filosófica

Membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval

Membro da Comissão Científica do VII Colóquio de Filosofia Medieval


Texto completo:

PDF


Direitos autorais

O conteúdo de cada artigo, resenha e/ou tradução é de inteira responsabilidade do seu respectivo autor, ao qual, unicamente, será devida toda e qualquer sanção legal em caso de violação dos direitos humanos e/ou autorais.


REVISTA INDEXADA