Tendências de Buscas no Google por Temas de Políticas Públicas e Eleições no Brasil (2004-2013)
Resumo
Neste trabalho utilizamos a ferramenta Google Trendspara aferir a possível relação entre os assuntos ligados às políticas públicas e os períodos eleitorais. Para tanto traçamos duas frequências, uma ligada a termos políticos eleitorais (o qual os picos de interesse coincidem com os períodos eleitorais) e outra com termos ligados a cinco áreas das políticas públicas, “saúde”, “educação”, “transporte”, “economia” e “segurança”. Nossos resultados mostram que não há correlação entre o interesse por eleições e por temas ligados a políticas públicas. Em alguma medida esse resultado é condizente com a teoria da escolha racional, nesse cenário para economizar recursos (tempo) o eleitor se informa de maneira “econômica”. O resultado é também convergente à teoria psicológica do comportamento eleitoral, que prevê que as ações e preferências políticas guardam relação com a socialização, nesse caso a apatia e ou falta de interesse em relação aos temas de políticas públicas pode ter razões culturais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.4344
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.4344.g8638
Indexadores:
Filiação institucional:
Esta revista é de acesso livre. This journal is open access.
ISSN 2317-5338
Qualis CAPES B2 (CP/RI)