O Colapso da Democracia na Teoria do Desenvolvimento Humano de Ronald Inglehart: implicações da normatividade para a interpretação da crise

Valéria Cabreira Cabrera

Resumo


A Teoria do Desenvolvimento Humano de Ronald Inglehart argui que o desenvolvimento socioeconômico gera mudanças culturais ao longo do tempo, as quais viabilizam, em determinado estágio, o surgimento da democracia em sociedades não democráticas e o seu fortalecimento em sociedades já democráticas. Neste artigo, argumenta-se que, como implicação normativa, essa teoria acaba por promover o insulamento de aspectos atinentes à política, muito embora não necessariamente tenha sido essa a intenção do autor. Assim, busca-se desvelar o caráter normativo orientado à defesa da democracia liberal da Teoria do Desenvolvimento Humano, especialmente, no ensejo da rejeição de Ronald Inglehart aos diagnósticos de declínio da democracia liberal no mundo hoje.


Palavras-chave


Teoria Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Econômico; Mudança Cultural; Normatividade; Declínio da Democracia Liberal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i2.20250

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i2.20250.g12860

 Indexadores:

   

Filiação institucional: 

 

Esta revista é de acesso livre. This journal is open access.

ISSN 2317-5338

Qualis CAPES B2 (CP/RI)


shared hosting