Pânico Moral e Ódio à Diferença: a estratégia discursiva do “Escola Sem Partido”

Luis Felipe Miguel, Michel Oliveira

Resumo


O estudo visa entender as estratégias discursivas do Escola Sem Partido. Isso é feito a partir da análise do que foi falado nas audiências públicas do Projeto de Lei n° 7.180 de 2014 na Câmara dos Deputados entre os anos de 2017 e 2018 e no exame do conteúdo dos documentos (projetos, apensados e pareceres técnicos). Inicia-se com uma breve descrição do Movimento Escola Sem Partido. Em seguida, identifica-se que os discursos giram em torno de três eixos centrais: o papel da escola e do professor, as questões relacionadas a gênero e família e o anticomunismo. Ao fim, condensamos as ameaças que a ofensiva ultraconservadora na educação apresenta.


Palavras-chave


Escola Sem Partido; Pânico Moral; Ideologia de Gênero; Anticomunismo; Conservadorismo.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i2.19100

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i2.19100.g12862

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ISSN 2317-5338

Qualis CAPES B2 (CP/RI)


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