Discursos do Perfil Docente nas Políticas de Formação de Professores
Resumo
Nesse estudo realizou-se uma análise dos discursos do perfil docente em textos da produção acadêmica, interpretando o contexto de sua produção, tendo por base a teoria do discurso como formulada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.Defende-se que o protagonismo docente sedimentado nos textos alcança hegemonia, articulando demandas diferenciais na relação com um antagonismo constituído no discurso – o gerencialismo docente. Os significantes que assumem centralidade não representam uma essência de professor preexistente ao discurso, mas se constituem na contingência, em resposta ao que é significado como o que bloqueia tais demandas. Pensar o perfil docente como discurso constituído na contingência problematiza a ideia de uma racionalidade, de um projeto de formação, que antecipe e controle a significação da docência. Os discursos do perfil docente e os projetos curriculares para a sua formação se constituem na decisão razoável, uma possibilidade de resposta à diferença. Ressalta-se a produtividade da diferença, do conflito, do dissenso, para a emergência de alternativas na significação do perfil docente e de sua formação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.13439
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i1.13439.g8618
Indexadores:
Filiação institucional:
Esta revista é de acesso livre. This journal is open access.
ISSN 2317-5338
Qualis CAPES B2 (CP/RI)