REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DO ESTIGMA NA PRODUÇÃO TEXTUAL NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DO RIO GRANDE

Cláudia Carneiro Peixoto, Luciana Paiva Coronel

Resumo


RESUMO: O presente trabalho, vinculado ao Projeto de Extensão de Remição pela Leitura “Ler é Liberdade”, desenvolvido com doze presos, em isolamento, nas celas do denominado “seguro”, destinado, via de regra, a presos condenados por crimes contra a liberdade sexual, que sofrem ameaças de morte, membros de facções, e LGBTs,  na Penitenciária Estadual do Rio Grande, objetiva, a partir da abordagem metodológica baseada na pedagogia de Paulo Freire, analisar a percepção do estigma provocado pelo sistema prisional. No primeiro encontro com os educandos do projeto, foi proposta uma atividade em cartolina, denominada “Meu mundo, minha palavra”, em que os educandos interagiam espontaneamente. As seguintes palavras foram aportadas: preconceito; respeito; atitude; compreensão; companheirismo; escutar; deserto; lembranças; carinho; solidariedade; cidadania; aprender mais; taxado; injustiça e impunidade. O léxico apresentado pelos educandos direcionou as reflexões nos encontros posteriores, seguidos pela leitura do livro O pequeno Príncipe. Destacamos a palavra “taxado”, conquanto tenha se sobressaído nas reflexões dos educandos além de estar presente em uma das imagens produzidas, na representação dos obstáculos enfrentados pelo egresso a fim de se inserir no mercado de trabalho. Em correspondência com a apreensão de estigma exposta por Goffman, os educandos percebem termo “taxado” no cotidiano prisional como um julgamento depreciativo que os define, inclusive para além da prisão e, em face do qual, um sentimento de impotência, injustiça, revolta e resignação se instala. Entendemos que a representação de sentimentos permite a apropriação da realidade e oportuniza uma pequena libertação simbólica do peso da experiência carcerária.


Texto completo:

PDF


Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas (RFDP). Praça Conselheiro Maciel, 215, CEP 96010-030. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: refadir@ufpel.edu.br