A SEXUALIZAÇÃO DE MENINAS NO UNIVERSO DA PUBLICIDADE INFANTIL BRASILEIRA1

Aline Magalhães Montes

Resumo


Resumo: A publicidade e o respeito a sua regulamentação jurídica é uma temática de
importância redobrada em uma sociedade atualmente tomada pelo consumo em massa, como é a
sociedade brasileira atual. Como se não bastasse, recentes estudos apontam que os consumidores
de grupos hipervulneráveis como as crianças e os adolescentes são os mais expostos à publicidade
abusiva, ou seja, aquela que desrespeita os limites legais ao utilizar recursos que se aproveitam da
pouca experiência do jovem consumidor com o objetivo de induzi-lo a comprar o produto
vinculado. Focando-se nas crianças do sexo feminino podemos perceber uma diferenciação nas
mensagens vinculadas, que é sexualização precoce vinculada e presente em diversos elementos da
publicidade voltada a este público.


Texto completo:

PDF


Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas (RFDP). Praça Conselheiro Maciel, 215, CEP 96010-030. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: refadir@ufpel.edu.br