A ROBÓTICA EDUCACIONAL E SUA INTERAÇÃO COM PESSOAS NEURODIVERSAS

Ivie Johnson Ribeiro de Melo, Andréa da Silva Miranda, Larissa Sato Elisiári

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como a robótica educacional pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo de alunos com neurodiversidade. A pesquisa foi desenvolvida no Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), tendo como sujeitos um usuário com deficiência intelectual e um usuário com síndrome de Asperger. Foi utilizado um kit de robótica Lego Mindstorms NXT 9797, um microcomputador para a instalação do software da Lego e para a programação dos robôs. A abordagem metodológica utilizada para este estudo foi baseada na teoria construcionista de Saymour Papert. O processo de avaliação tem base no método Montessoriano, alicerçado na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, psicólogo da Harvard University. Tal abordagem possibilitou analisar o potencial educacional da robótica aplicada a alunos com neurodiversidade. Observou-se um ganho significativo em fatores relacionados à cognição humana, tais como: atenção, concentração, percepção, resolução de problemas e raciocínio lógico. Outros aspectos como a interação entre os alunos e conhecimentos com práticas interdisciplinares foram verificados de igual forma.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15210/prociencias.v4i3.21853

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/prociencias.v4i3.21853.g13923

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