CERVEJARIAS ARTESANAIS: DESAFIOS, TENDÊNCIAS E IMPACTOS FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19

Matheus Kohls, Marcos Fernando da Silva Rehling Junior, Dener Schwanz, Aline Soares Pereira

Resumo


Este artigo tem como propósito apresentar possíveis alternativas para impulsionar o mercado das cervejarias artesanais da cidade de Pelotas/RS, identificando os impactos causados a partir da pandemia do covid-19 no setor. Para isso, realizou-se uma pesquisa de forma exploratória e qualitativa, utilizando como suporte o embasamento teórico de autores conceituados no assunto. Esta pesquisa foi aplicada em conjunto aos gestores e realizada de forma on-line onde pode-se analisar de maneira coesa o atual momento vivenciado pelas empresas. Tão logo foram obtidos os resultados da pesquisa junto aos gestores, pode-se evidenciar as principais causas pelas quais as empresas vêm sendo impactadas durante o período de pandemia, dentre elas, destaca-se, a baixa demanda e uma piora significativa no setor de vendas. Tais desafios tem feito com que os gestores tentem reduzir os gastos e optem por alternativas inovadoras, novos produtos, e processos que se encaixem ao atual momento vivenciado pelo setor. A pesquisa demonstrou que a melhor alternativa buscada pelas empresas para divulgar e vender os seus produtos têm sido as redes sociais; também, que a implementação de um sistema próprio de entrega tem ajudado a atender aos clientes que tem evitado sair de casa ou que costumavam consumir os produtos fora mas não puderam fazer isso devido às medidas restritiva provocadas pela pandemia.

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DOI: https://doi.org/10.15210/prociencias.v4i1.21372

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/prociencias.v4i1.21372.g13293

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Direitos autorais 2021 Matheus Kohls, Marcos Fernando da Silva Rehling Junior, Dener Schwanz, Aline Soares Pereira

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