UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PARA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DE MEDICINA OCUPACIONAL
Resumo
Atualmente a competitividade empresarial no setor de serviços é muito grande e qualquer vantagem que se possa desenvolver acaba se tornando um diferencial competitivo. Nesse contexto, o tempo de atendimento é uma variável muito importante e considerada pelos clientes no processo de fidelização. A clínica abordada neste estudo busca atingir melhores tempos de serviço, porém sem realizar grandes investimentos. A partir do uso de Pesquisa Operacional, através da simulação computacional via software Arena, realizaram-se propostas distintas de configuração do sistema de trabalho, a fim de comparação dos resultados e avaliação da viabilidade de suas implementações. Com aplicação da ferramenta de simulação foi possível encontrar soluções pra diminuição dos tempos de fila do atendimento da empresa em aproximadamente 24%, mantendo os mesmos recursos de mão-de-obra e infraestrutura. Ainda é apresentada uma solução alternativa que reduz o tempo de fila em mais de 63%, porém necessitando de investimentos por parte da empresa estudada, os quais não está no plano da empresa no momento.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rp.v3i2.20391
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rp.v3i2.20391.g12523
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