Diálogos entre História e Educomunicação: Contribuições para o Ensino de História

Abigail Ferraz, Cristina Cavalcanti

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade colaborar com o ensino de História, agregando às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que firmou as competências e princípios norteadores do ensino de História, outro olhar advindo da Educomunicação para o desenvolvimento em sala de aula das competências curriculares do componente de História. Desde a apresentação de sua primeira versão, em outubro de 2015, a BNCC gerou polêmicas e debates entre os agentes educadores brasileiros. Em 2017, após consultas públicas e inúmeras contribuições de diversos setores da educação, sua terceira e última versão foi homologada, firmando um compromisso interfederativo para garantir as aprendizagens, conhecimentos e competências básicas que são direito de todos os estudantes. Apesar da construção da base ter chegado a consenso, suas formas de implementação real nas salas de aula ainda geram dúvidas. A Educomunicação, campo de intervenções interdisciplinares, traz em seus princípios reflexões e propostas de ações que podem colaborar muito com o Ensino de História nas salas de aula no processo de formação de sujeitos históricos, críticos e ativos sobre sua realidade e em contato e comunicação com o passado histórico. Partindo de uma leitura e análise crítica do documento da BNCC, leituras e fichamentos de artigos sobre Educomunicação, esperamos ao final do trabalho ter ampliado os conhecimentos acerca da Educomunicação e encontrado contribuições que auxiliem os professores de História em sua jornada de análise, prática e reflexão sobre o ensino de História.

Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular. Ensino de História. Educomunicação.

Texto completo:

PDF


Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFSP)
Rua Coronel Alberto Rosa nº 154
Caixa Postal nº 354, Pelotas / RS, CEP: 96010-770
Brasil

perspecsoc@gmail.com