Projetos e oportunidades: o processo reivindicação do sistema de cotas por estudantes da UFRGS

Felipe Prolo

Resumo


Este texto apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado, que teve como tema o processo de formação de um coletivo de estudantes da UFRGS, intitulado Grupo de Trabalho de Ações Afirmativas (GTAA), que se propôs a estudar e reivindicar uma proposta de implementação do sistema de cotas na referida universidade. O intuito foi o de investigar tal processo, buscando fatores que explicassem sua ocorrência no contexto estudando, envolvendo os participantes do grupo e as condições estruturais da instituição com as quais se defrontaram. Aliando propostas teóricas sobre a ação social a partir da constituição de “projetos” individuais e coletivos e de estudos sobre as ações coletivas a partir da noção de “estrutura de oportunidades políticas”, interrogou-se o objeto de estudo para captar o que concedeu sustentação a essa organização. A conclusão a quese chegou é a de que a pauta cotas, menos do por motivo do seu conteúdo intrínseco, foi adotada pelos membros do grupo como forma de atribuírem significados às suas atuações enquanto graduandos, face à disponibilidadeencontrada para tal proposta, demonstrando que nas “situações sociais” é que se produzem os fundamentos parao surgimento de ações políticas que buscam suas transformações.
Palavras chave: Ações afirmativas. Cotas. Estrutura de oportunidades políticas. Ação coletiva.
Abstract: This paper presents the results of a dissertation, which dealt with the process of forming a collective of students of UFRGS, entitled Working Group on Affirmative Action (GTAA), which proposed to study and claim the implementation of the quota system at that university. The aim was to investigate this process, seeking factors that explain its occurrence in the context studied, involving the individuals who participated and the frame conditions of the institution that allowed its emergence they were confronted. Combining theoretical proposals on the social action from the constitution of 'projects' individual and collective and studies about collective action based on the notion of "political opportunity frames", the object of study was questioned tofound what gave sustention to this organization. The conclusion arrived is that the agenda of quotas, less than forits intrinsic content, was adopted by the group members as a way to assign meanings to their actions as graduates, given the availability found for this proposal, showing that are in the “social situations” that are produced the elements for the emergence of political actions that seek their transformations.
Keywords: Affirmative actions. Quotas. Political opportunity frames. Collective action.

Texto completo:

PDF


Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFSP)
Rua Coronel Alberto Rosa nº 154
Caixa Postal nº 354, Pelotas / RS, CEP: 96010-770
Brasil

perspecsoc@gmail.com