OS JOVENS E A POLÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA A SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA
Resumo
Os desafios que se colocam para a juventude no mundo globalizado são enormes, expondo-a diante de conquistas e pressões que se materializam durante o período escolar, notadamente no Ensino Médio, época de transição para a vida adulta e para o exercício da cidadania. Assim, a política deve ser, mais do que ensinada, vivida e pesquisada na escola, tendo em vista as possibilidades colocadas pela presença obrigatória da área de Ciências Sociais nos currículos de nível médio, como problematizar o espaço do movimento estudantil na atualidade para compreender as mediações políticas que estão em jogo. Pontualmente, este trabalho foca o conjunto de crenças, normas e valores que fomentam a socialização política dos estudantes de nível médio de uma escola privada, em Porto Alegre. Por meio de um questionário auto-aplicável foi possível constatar um cenário que oscila entre o descrédito e a apatia ao mesmo tempo em que ocorre uma participação crescente em espaços alternativos, como voluntariado e ONGs.