AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E SEUS DISCURSOS NOS GOVERNOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Bruna Tarcília Ferraz

Resumo


O trabalho analisa as políticas de avaliação para a educação superior dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A política no governo FHC, caracterizou-se pela preocupação com o desempenho institucional, através de iniciativas isoladas. A avaliação assumiu um caráter somativo, por basear-se numa concepção tecnicista que enfatizava o controle por desempenho, segundo uma lógica economicista-instrumental. No governo Lula, a política caracterizou-se pela visão sistêmica, sendo o SINAES um reflexo da combinação entre a abordagem quantitativa e qualitativa. A concepção de avaliação se apresenta como formativa no discurso, dentro de um modelo progressista, cuja lógica democrático-participativa se insere num projeto avaliativo, que visa produzir processos sociais de compreensão. Apontamos assim, para a transição de modelos, que possibilitaram o surgimento de uma outra visão de avaliação e educação.


Palavras-chave


política de avaliação, regulação, educação superior.

Texto completo:

PDF