Deslocamento do artista e seu público para a comunidade: práticas dialógicas no espaço cultural Instituto Hélio D'Ángola

Alice Jean Monsell

Resumo


O artigo apresenta ações que acontecem na comunidade do 'Quadrado', em Pelotas, RS, Brasil, sede da ONG Instituto Hélio D'Angola, as quais engajam os jovens em atividades artísticas que promovam a consciência ecológica e situações de colaboração e convivência entre as crianças e pais desse bairro e os alunos do Bacharelado em Artes Visuais e os integrantes do grupo de pesquisa Desl.O.C.C. da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/CNPq). O texto discute o deslocamento, em termos literais - como o ato de caminhar e observar em grupo -, bem como deslocamentos contextuais - questionando como as práticas comunitárias operam outras formas de conceber a arte, o papel do artista e a noção de 'público', e aborda questões relativas ao ambiente e ecologia em Mires (2012) e arte como uma prática socialmente engajada e colaborativa em Kester (2004) e Lacy (1995).

Palavras-chave: Deslocamentos; comunidade; Arte e ecologia; Práticas dialógicas; Caminhar.

 

Displacements of artist and public towards community: Dialogical Practices at the Cultural Space Institute Hélio D’Angola

Abstract: The article presents actions which take place in the community of the 'Quadrado', in Pelotas, RS, Brazil, location of the headquarters of the NGO called Instituto Hélio D'Angola, which engage young people in artistic activities that promote ecological awareness, and situations of collaboration and coexistence between the children and parents who live in this neighborhood and Bachelor of Arts students and members of the research group Desl.O.C.C. of the Federal University of Pelotas (UFPel/ CNPq). The text discusses displacement, in literal terms - as the act of walking and observing in group -, as well as contextual displacements - questioning how community practices operate other ways of conceiving art, the role of the artist and the notion of 'public', and addresses issues concerning the environment and ecology in Mires (2012) and art as a socially engaged and collaborative practice in Kester (2004) and Lacy (1994).

Keywords: Displacements; Community; Art and ecology; Dialogical practices, Walking.

 


Palavras-chave


Deslocamentos; comunidade; Arte e ecologia; Práticas dialógicas; Caminhar.

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