DESLOCAMENTOS, OBSERVÂNCIAS E CARTOGRAFIAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA (DESLOCC) PARA UMA CIDADE MÚLTIPLA E VÍVIDA

Eduarda (Duda) Azevedo Gonçalves

Resumo


O artigo versa sobre as proposições artísticas do grupo de pesquisa DeslOCC (CNPq/UFPel), revelando as táticas para prospectar a cidade de Pelotas e arredores. As produções propositivas apresentadas no texto partem dos Cartões de vista mirantes e os movimentos conjuntos que desencadeiam o ensaio visual Marambaiar, a ação Arte/Rolê no Buzão, a excursão em Monte Bonito e as cartografias Cartas Moventes. Os processos são descritos e são considerados os teóricos Francesco Careri, Michel de Certeau e a produção artística de Gabriel Orozco e Hélio Fervenza, evidenciando as maneiras pelas quais a cidade, a vizinhança, vai sendo reinventada e ampliada, ao instaurar um modo de fazer arte no extremo sul do Brasil.

Palavras-chave: Caminhar junto; Arte contemporânea; Arte propositiva; Deslocamentos.


Displacements, Observances and Cartographies in Contemporary Art (DeslOCC) for a Vivid and Manyfold City

Abstract: The article discusses artistic propositions of the research group DeslOCC (CNPq/UFPel), revealing artistic tactics used to prospect the city of Pelotas and surroundings. The art productions presented begin with the Cartões de vista mirantes and the movements in group that trigger the visual essay Marambaiar, the action Arte/Rolê no Buzão, an excursion in Monte Bonito and the cartographies Cartas Moventes. Art processes are described, while considering theorists Francesco Careri, Michel de Certeau, as well as art productions by Gabriel Orozco and Hélio Fervenza, highlighting the ways in which the city, the neighborhood, has been reinvented and expanded, by establishing ways of making art in the extreme south of Brazil.

Keywords: Walk together; Contemporary art; Propositive art; Displacements.



Palavras-chave


Caminhar junto; Arte contemporânea; Arte propositiva; Deslocamentos.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Vol.1, São Paulo: Ed.34, 1996.

FERVENZA, Hélio. O + é deserto. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.

GONÇALVES, Eduarda. As formas de apresentação da obra em formato de cartão e suas implicações. In: Anais da 17° do Encontro Nacional da Associação Nacional de pesquisadores em Artes Plásticas: Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: EDUSC, 2008.

Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/153.pdf

GONÇALVES, Eduarda, MONSELL, Alice. DeslOCC para Marambaiar: roteiros, narrativas e espaços de artista. In: Paralelo 31, edição 6, junho. V.2, 2016, disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/paralelo/article/ view/10197/6718# acessado em 29 de maio de 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. São Paulo: Vozes, 2015.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de janeiro: Rocco, 1986.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.

ROSENTHAL, Marianne, GONÇALVES, Eduarda. Marambaia: história, memória e poética In: XIII Seminário de História da Arte, 2014 disponível em: file:///C:/Users/Eduarda/Downloads/4810-13791-1-PB.pdf, acessado em 30 de maio de 2020.

SOLNIT, Rebecca. A história do caminhar. São Paulo: Martins Fontes, 2016.




Direitos autorais 2022 Paralelo 31