Aprendizes de passarinho: uma experiência de arte no/do/com o campo
Resumo
Esse texto é resultado de uma construção coletiva e tem como objetivo refletir sobre a educação e as relações possíveis nas condições vividas em tempo de pandemia - de confinamento, como forma de resistir, no entorno do dispositivo artístico Casa Redonda. Problematizamos a relação com o meio, a Casa na fase do habitar, dos trabalhos e estudos de maneira remota, a educação das crianças e as relações sociais e sociológicas, ressignificando a função da arte ao enfrentamento da crise.
Palavras-chave: Arte. Educação. Sustentabilidade. Infância. Pandemia.
A little bird’s Apprentices: An art experience with/of/in the field
Abstract: This paper is a result of collective collaboration and has, as its objective, critical reflection about education and the living conditions experienced during the pandemic and its ensuing confinement, seen as a form of resistance, as we consider the artistic dispositif Casa Redonda [Round House]. Issues are raised about relationships with/to the environment, such as the House in a situation of dwelling, as a work place for remote access studies, educating children at home and social and sociological relationships, which re-signify the function of art in the face of crisis.
Keywords: Art. Education. Sustainability. Childhood. Pandemic
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1986.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990b.
DAMÉ, Paulo. Casa Redonda. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) Programa de Pós Graduação em Artes Visuais PPGAV – Centro de Artes, Universidade Estadual de Santa Catarina. Florianópolis, p. 242. 2018.
GALEANO, Eduardo. Entrevista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9iqi1oaKvzs>. Acesso em: 26 set. 2020.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
KELLOGG, S.; PETTIGREW, S. Toolbox for sustainable city living. Nova York: Medgar Evers College, 2008.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
________. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.
________. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.
LIPPARD, Lucy. Undermining: a wild ride through land use, politics, and art in the changing west. Nova York: The New Press, 2014.
MOLLISON, B. C. Permaculture. Tyalgum, Australia: Tagari Publications, 1988.
NÓVOA, António. As escolas e universidades precisam de novos ambientes educativos. Palestra UFSC. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2019.
PINTO, Fábio Machado. Existencialismo e sociologia crítica da educação:
contribuições dos estudos (auto)biográficos à pesquisa educacional. Projeto de Pesquisa. Departamento de Metodologia de Ensino / CED / UFSC, 2019 – 2020.
QUINTANA, Mário. Poeminha do contra. In: QUINTANA, Mário. Poemas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. Critique de la raison dialectique. Paris: Librairie Gallimard, 1960.
________. Entre quatro paredes. São Paulo: Abril Cultural, 1977.
________. Esperança Agora: entrevistas de 1980. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1992.
SEÓ, Hiroshi. Manual de agricultura natural. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.
VAZ, Toninho. Paulo Leminski, o bandido que sabia latim. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
WORKMAN, Dion. Uma introdução ao pensar como uma floresta. 2014. Disponível em: . Acesso em: 2 mai. 2018.
Direitos autorais 2021 Paralelo 31