Sobre Tempos e Afetos: Narrativas Sensoriais e o Filme Experimental

Marcelo Gobatto

Resumo


Resumo: A partir da análise processo de criação e realização dos vídeos Maria (2006-2007) e Intransitivo (2007), abordo a questão das narrativas sensoriais no cinema experimental e na videoarte, dialogando com conceitos de Bergson, Deleuze, José Gil e tecendo aproximações do cinema com a arte contemporânea, a literatura e a filosofia a partir das questões do corpo, afeto e experiência. 

Palavras-chave: Narrativas sensoriais; audiovisual; cinema experimental; corpo; afeto.

 

On Times and Affects: Sensory Narratives and the Experimental Film

Abstract: Based on the analysis of the creative process and realization of the videos Maria (2006-2007) and Intransitivo (2007), I approach the issue of sensory narratives in experimental cinema and video art, dialoguing with concepts in Bergson, Deleuze, José Gil and relating approaches of cinema and contemporary art, literature and philosophy starting with issues of the body, affect and experience. 

Keywords: Sensory narratives; audiovisual; experimental cinema; body; affect.


Palavras-chave


Narrativas sensoriais; audiovisual; cinema experimental; corpo; afeto.

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Referências


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Referências filmográficas

CHINESA. Jean-Luc Godard, França, 1967. Colorido, sonoro, 96 min.

DOURO, FAINA FLUVIAL. Manoel de Oliveira, Portugal,

35mm. 18 minutos, p/b, 18 min.

FAHRENHEIT 451. François Truffaut, Inglaterra,1966. Colorido, sonoro, 112 min.

ICI ET AILLEURS. Jean-Luc Godard, França, 1970-1976. Colorido, som, 53 min.

INTERVALS. Peter Greenaway, Itália, 1969. P&B, sonoro, 7 min.

L'ELLIPSE. Pierre Huyghe, 1998. Videoinstalação, projeção

de 03 canais, dimensão variável.13 min.

MÜNCHEN-BERLIN WANDERUNG (Caminhando de Munique a

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