CINEMA BRASILEIRO E SUAS TENDÊNCIAS NARRATIVAS
Resumo
Em nossa época, percebemos uma atração constante das linguagens e dos meios. A narrativa se torna hiper e o espectador se liberta da linearidade com o uso de teias - redes – links, que permitem um fluxo amplo e complexo num trânsito de infinitas narrativas, por exemplo, Kiko Goifman com o filme 33; Alexandre Carvalho com o filme FLUÍDOS. Estes são exemplos de produtos audiovisuais que passaram por traduções, transformações via convergência de linguagens ou hibridismo entre diferentes mídias. Portanto, o cinema sai de seu lugar comum – as salas de exibição – caracterizando assim, a desterritorialidade e a invasão em novos panoramas, ampliando a complexa linguagem cinematográfica em ambientes virtuais.
Palavras-chave: Narrativas; convergência; arte; cinema; documentário.
CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA AND ITS NARRATIVE TENDENCIES
Abstract: Currently, we perceive a constant attraction to languages and media. The narrative becomes hyper and the viewer frees himself from linearity with the use of connection resources - networks – links, which allow a wide and complex flow of infinite narratives in transit, as in Kiko Goifman’s film 33; or Alexandre Carvalho’s film FLUÍDOS. These are examples of audiovisual products that have undergone translations, transformations via the convergence of languages or hybridism between different media. Therefore, the cinema leaves its commonplace - the exhibition halls - thus characterizing the deterritorialization and the invasion in new panoramas, expanding the complex cinematic language in virtual environments.
Keywords: Narratives; convergence; art; cinema; documentary.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BERNARDET, Jean-Claude. “33” traz novos horizontes aos documentários. Folha de São Paulo, Ilustrada. 14 mar. 2004. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u42369.shtml Acesso em: 12 out. 2018.
ECO, Umberto: Obra Aberta. São Paulo. Editora Perspectiva, 2012.
FARIAS, Daniela Santos de. Convergência de linguagens nas artes visuais: cinema, vídeo, teatro e internet. Orientador: Rosangela da Silva Leote. 2013. 210 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/86844/farias_ds_me_ia.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 18 fev. 2019.
_____.Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. 246 - 260, set./dez. 2017.Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/18052/11972 Acesso em: 18 fev. 2019.
GOIFMAN, Kiko. 33. São Paulo, 2003a, 74 min. Rumos Cinema e Vídeo (2001-2002). Itaucultural. 22 de maio, 2012. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/rumos-cinema-e-video-33-integra Acesso em: 12 abr. 2019.
______. 33 -Diário on-line, 2003b. Disponível em: http://www2.uol.com.br/33/800/escritorio_06.html#caminhada Acesso em: 10 set. 2012 [sítio expirado].
JENKINS, Henry. Cultura da convergência: São Paulo: Editora Aleph, 2009.
KLEIN, Otavio José: A gênese do conceito de dispositivo e sua utilização nos estudos midiáticos. Revista estudos em comunicação. n.1, abr., 2007. pp. 215-231. Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/01/pdfs/klein-otavio-genese-do-conceito-de-dispositivo.pdf Acesso em: 23 fev. 2019.
LEÃO, Renata. Elementar, meu caro Kiko [Kiko Goifman, um cineasta-detetive em busca de sua mãe biológica.] Trip.Perfil, no. 120, mar. 2004, p. 78 -79. Disponível em: https://bit.ly/2R7jZy7 Acesso em: 18 fev. 2019.
MACHADO, Arlindo. Regimes de Imersão e Modos de agenciamentos. In:
MACIEL, Katia. (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2009. pp. 68-80.
MACIEL, Katia. Transcinemas. In:______. (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2009. pp. 12-20.
MOURA, Rodrigo. Kiko Goifman registra busca por sua mãe biológica em documentário. Folha de São Paulo, Ilustrada, 01 out. 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u17911.shtml Acesso em: 2 fev. 2019.
PARENTE, André. A forma cinema variações e rupturas. In: MACIEL, Katia. (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2017. pp. 21-45. Disponível em: https://bit.ly/2UQMb9C Acesso em: 19 fev. 2019.
SATT, Maria Henriqueta Creidy. Cinema Expandido: Estratégias e conceitos audiovisuais. [entrevista]. Famecos/PUCRS. nº 22, Porto Alegre, dez. 2009. pp. 10-13. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/6467-21738-1-PB%20(2).pdf Acesso em: 12 fev. 2019.
TEATRO PARA ALGUÉM – TPA (sítio). Disponível em: http://www.teatroparaalguem.com.br/
VILLAR, Fernando (coord.). Grupo Temático Territórios e Fronteiras (2003-2006) da Universidade de Brasília/UNB. Disponível em: http://kinokaos.net/tfc/geral20061/00/gtjornal.htm. Acesso em 22/03/2013 [espaço de web expirado]
YOUNGBLOOD, Gene: Expanded cinema. New York: E.P. Dutton & Co. Inc, 1970.
Direitos autorais 2019 Paralelo 31