CINEMA BRASILEIRO E SUAS TENDÊNCIAS NARRATIVAS

Daniela Santos de Farias

Resumo


Em nossa época, percebemos uma atração constante das linguagens e dos meios. A narrativa se torna hiper e o espectador se liberta da linearidade com o uso de teias - redes – links, que permitem um fluxo amplo e complexo num trânsito de infinitas narrativas, por exemplo, Kiko Goifman com o filme 33; Alexandre Carvalho com o filme FLUÍDOS. Estes são exemplos de produtos audiovisuais que passaram por traduções, transformações via convergência de linguagens ou hibridismo entre diferentes mídias. Portanto, o cinema sai de seu lugar comum – as salas de exibição – caracterizando assim, a desterritorialidade e a invasão em novos panoramas, ampliando a complexa linguagem cinematográfica em ambientes virtuais.

Palavras-chave: Narrativas; convergência; arte; cinema; documentário.

 

CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA AND ITS NARRATIVE TENDENCIES

Abstract: Currently, we perceive a constant attraction to languages and media. The narrative becomes hyper and the viewer frees himself from linearity with the use of connection resources - networks – links, which allow a wide and complex flow of infinite narratives in transit, as in Kiko Goifman’s film 33; or Alexandre Carvalho’s film FLUÍDOS. These are examples of audiovisual products that have undergone translations, transformations via the convergence of languages or hybridism between different media. Therefore, the cinema leaves its commonplace - the exhibition halls - thus characterizing the deterritorialization and the invasion in new panoramas, expanding the complex cinematic language in virtual environments.

Keywords: Narratives; convergence; art; cinema; documentary.


Palavras-chave


Narrativas; convergência; arte; cinema; documentário.

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