A performance como arte de resistência: leituras a partir de Esther Ferrer

Cíntia Tosta

Resumo


Definir a performance como arte de resistência nos convida a analisar o trabalho da artista Esther Ferrer realizado durante o período durante o franquismo na Espanha e junto ao grupo de artistas ZAJ, assim como depois da queda do general Franco nos anos 70. A partir desta análise começaremos explorando as definições do termo performance sobretudo enquanto arte contendo uma estética de resistência. Com relação às performances de Esther Ferrer, também analisamos a questão da performance como arte que ultrapassa fronteiras e que seria influenciada pela pedagogia proposta pelos Freinet, ou seja, a da escola interativa tendo como motor a idéia de “expressão livre" para as crianças. 

 

 

Performance as an art of resistance: readings from Esther Ferrer

 

Abstract:

 

To define performance art as an art of resistance invites us to analyze Esther Ferrer's performance during the period of Francoism in Spain and together with the ZAJ artists’ group, as well as after the fall of general Franco in the seventies. Starting with this analysis, we will begin exploring the definitions of  the terms performance and resistance. Esther Ferrer’s performances invite us to analyze performance as an art that crosses borders and which was influenced by Freinet’s pedagogy about interactive schooling and its driving idea of “free expression" for children.

 


Palavras-chave


Arte efêmera; educação; Esther Ferrer; performance; resistência.

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Referências


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