Um cego guiando outros cegos
Resumo
O artigo registra uma experiência de sala de aula. Relata episódio em que foi preciso adaptar uma disciplina acadêmica de História da Arte, tradicionalmente conduzida a partir da projeção de imagens, para incluir, em um grupo de quase 60 estudantes de Comunicação Social, dois alunos com restrições visuais severas (um deles nascido cego). A estratégia proposta tomou como referência o pensamento e o processo criativo do fotógrafo cego Evgen Bavcar, esloveno radicado na França, que se vale das descrições feitas por outras pessoas para a construção de suas imagens.
Un aveugle conduisant d'autres aveugles
Résumé:
L’article enregistre une expérience de classe. Il relate un épisode dans lequel il a été nécessaire d’adapter une discipline académique de l’histoire de l’art, traditionnellement menée à partir de la projection d’images, pour inclure, dans un groupe de près de 60 étudiants en communication sociale, deux éléves présentant des restrictions visuelles sévères (un des deux, né aveugle). La stratégie proposée a pris comme référence le processus de réflexion et de création du photographe aveugle Evgen Bavcar, de nationalité slovène basée en France, qui se utilise des descriptions faites par d’autres personnes pour la construction de ses images.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CANTON, Katia. Louise Bourgeois passeia pelo inusitado. In: Folha de São Paulo, Ilustrada. São Paulo, 15 de mai. 1996. Também disponível
em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/5/15/ilustrada/20.html.>
FONSECA, Juarez; OTT, Clóvis. Entrevista: Evgen Bavcar. In: Jornal da Universidade. UFRGS, Porto Alegre, set. 2001.
SOUSA, Edson Luiz André de; TESSLER, Elida; VERAS, Eduardo. O verdadeiro valor do tempo. In: Humanidades. Editora da UnB, Universidade de Brasília, Brasília, n. 49, jan., p. 114-120, 2003.
TESSLER, Elida; CARON, Muriel. Uma câmera atrás de outra câmera escura. In: Porto Arte, Revista de Artes Visuais, Programa de PósGraduação em Artes Visuais, UFRGS. Porto Alegre, v. 9, n. 17, nov. 1998.
Direitos autorais 2018 Paralelo 31