LUGAR DE TENSÃO

Lislaine Sirsi Cansi, Renata Azevedo Requião

Resumo


Este artigo é um relato de meu processo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Mestrado, da UFPel. A pesquisa encontra-se em fase de qualificação. Neste texto, aponto questões que permeiam a desterritorialização de dois sujeitos, o artista e o professor, com foco na reterritorialização quando emerge apenas um sujeito, o artista-professor. Tal reterritorialização gera um lugar de tensão, incorporando a prática artística à prática docente, forçando certa poética na docência para o cotidiano da prática escolar, daí a proposta de uma poética na docência. A leitura de poemas de Manoel de Barros, sobre a cognição, o ensino e o aprendizado, serviram aqui de base para algumas considerações. Das três categorias percebidas durante a prática artística – o processo de criação, a pesquisa em arte e a experiência estética –, a primeira será abordada neste texto, associada ao conceito de inventário.

 

PLACE OF TENSION

Abstract: This article is an account of my research process in the Program of Graduate Studies in Visual Arts - Master at the Federal University of Pelotas-UFPel, Brazil. The research is at the qualification stage. In this paper, I consider issues that permeate the deterritorialization of two subjects , the artist and teacher, focusing on reterritorialization when only one subject emerges, the artist-teacher. Such reterritorialization generates a place of tension, incorporating artistic practice into the teaching practice, making emerge a certain kind of teaching poetic  in daily school practice, hence the proposal of a poetics of teaching. Reading Manoel de Barros poems on cognition, learning and teaching served as a basis for some considerations. Among the three categories of artistic practice that are noted - the process of creation,  research in art and aesthetic experience - the first will be addressed in this text, associated with the concept of inventory.

 


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