PROFESSOR-FLÂNEUR-CARTÓGRAFO-PESQUISADOR...
Resumo
Assim como o pássaro que alça voo, ou como quando pousa em distinta superfície e de sua distância observa, deve ser/agir o professor-flâneur-cartógrafo-pesquisador que repensa suas práticas. Deve tomar distância e pousar os olhos sobre seus modos de ser, seu corpo-didático-estudantil, sua professoralidade (PEREIRA, 1996) e olhar de outro lugar suas práticas cotidianas. Neste texto se faz uma abordagem do método cartográfico Deleuzeguattariano, sugerindo uma aproximação ao conceito de flâneur primeiramente proposto por Baudelaire, mais tarde por Benjamin. Sempre à espreita como se propõe estar o cartógrafo, como se propõe o flâneur, a andarilhar.
PROFESSOR-FLÂNEUR-CARTOGRAPHER-RESEARCHER...
Abstract: As a bird takes flight, or as when it lands on a distinct surface and from a distance observes, this is how the professor-flâneur-cartographer-researcher who is rethinking his practices must be/act. He should be at a distance and perch his eyes on his ways of being, on his student-teaching-body, his professorality (PEREIRA, 1996) and look at his everyday practices from another place. This paper deals with Deleuze and Guattari’s cartographical method, suggesting an approach to the concept of the flâneur, first proposed by Baudelaire, later by Benjamin. Always on the watch as to how one may propose being the cartographer, as the flâneur proposes, to wander.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2017 Paralelo 31