O ACONTECER NO AMANHECER: DESDOBRAMENTOS DE AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRÁTICA DO HAPPENING
Resumo
Este texto busca refletir sobre o lugar que se destina a Arte na formação profissional de jovens estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Rio Grande. A partir desse extrato narramos a concepção e execução de uma intervenção estética no ambiente escolar, cujo objetivo, mesmo que de forma inconsciente por parte dos alunos, foi problematizar o tecnicismo de sua formação. O happening aqui descrito foi executado em 2012 pelos alunos do curso Técnico Integrado de Automação Industrial. O relato dos alunos serve como substrato para discussão do processo de concepção da atividade levando em consideração seu cotidiano e o tempo que despendiam na instituição, criando um diálogo entre lazer e ambiente escolar. É apresentado, também, o impacto causado no decorrer da atividade e os desdobramentos que levaram a transformação dos estudantes.
HAPPENING AT DAYBREAK: DEVELOPING SELFKNOWLEDGE THROUGH HAPPENING PRACTICE.
Abstract: This text seeks to discuss the intended place of art in relation to the professional training and education of young students at the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (Federal Institute of Education, Science and Techonology) – IFRS, Rio Grande Campus. This is the starting point from which we consider the conception and execution of an aesthetic intervention in the school environment, whose objective, although unconscious on the part of the students, was to problematize the technical complexity of their education. The happening described was executed in 2012 by the students in the course Integrated Technician (TI) in Industrial Automation. The students reports are the basis for this discussion about the activity’s conceptual process, which took into consideration the students’ daily lives and the time they spent at school creating a dialogue between leisure and school environment. Also presented are the impact on the students throughout the development of the activity and how it transformed them.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2016 Paralelo 31