REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A INVESTIGAÇÃO EM ARTES - DO POSITIVISMO À COMPLEXIDADE

Mirian Estela Nogueira Tavares

Resumo


O presente artigo revela a necessidade de se estabelecer critérios ou uma metodologia que permita um verdadeiro diálogo entre artes e ciência. Para isso, traça um panorama dos critérios científicos/positivistas e neopositivistas considerados atualmente inadequados para se compreender as artes em diferentes contextos e períodos, inclusive critérios universais que hoje em dia não são sequer adequados para se compreender a própria ciência, uma vez que essa busca novos caminhos, curiosamente, que aproximam-na das humanidades, ou seja, em direção ao dialogo, a diferença e a complexidade. Os séculos de avanços e recuos, de descobertas e deslumbramentos, não impedem que se reconheça a importância do diálogo, possível e necessário, entre ciência e arte; entre o discurso e a vida; entre a ordem e o caos.


REFLECTIONS ON TEACHING AND INVESTIGATION IN THE ARTS – FROM POSITIVISM TO COMPLEXITY

Abstract: This paper reveals the necessity to establish criteria or a methodology permitting a true dialogue between art and science. As such, it outlines a panorama of scientific/positivist and neoscientific criteria currently considered inadequate for understanding the arts in different contexts and periods, including universal criteria that are not even adequate for understanding science itself, since it also seeks new paths, curiously, bringing it closer to the humanities, that is, in the direction of dialogue, difference and complexity. Centuries of advances and setbacks, discoveries and wonders don’t impede recognizing the importance, possibility and necessity of a dialogue between science and art; discourse and life; order and chaos.



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