SOBRE CLARÕES, DISSENSOS E DOBRAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E ARTES
Resumo
Resumo: Este artigo aborda os processos de escrita e leitura e os modos de fazer pesquisa em educação. A partir de um enunciado de Deleuze do livro Conversações (1992) elaborou-se a problemática – como ‘produzir clarões’ nas pesquisas em educação? Utilizaram-se igualmente os conceitos de dobra (DELEUZE, 1991) e dissenso (RANCIÈRE, 1996) para pensar as pesquisas de mestrado e doutorado orientadas a partir desta perspectiva da desconformidade. A pesquisa qualitativa de perspectiva cartográfica foi realizada durante os anos de 2012 à 2014. Os resultados foram a produção de pesquisas desmontáveis, conectáveis e destituídas do fundamento de base.
ON LIGHTNING, DISSENT AND FOLDS IN RESEARCH IN EDUCATION AND THE ARTS
Abstract: This paper discusses the processes of reading, writing and modes of doing research in Education. Departing from Deleuze’s discourse in the book Negotiations (Conversações, 1992), the following issue was elaborated – how can one “produce lightning” in Educational research? The concepts of fold (DELEUZE, 1991) and dissent (RANCIÈRE, 1996) are also used to reflect on master level and doctoral research oriented by this perspective of nonconformity. This qualitative research was developed, between 2012 and 2014, from a cartographic perspective. The results are the production of research that is disassemblable, connectable and which dispenses with basic fundamentals.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2016 Paralelo 31