PROJETO DE ENSINO “CAFÉ ARQUEOLÓGICO”. ATIVIDADES DO PERÍODO 2013-2014.
Resumo
Resumo: Desde o ano de 2011 vem sendo realizado o projeto de ensino intitulado “Café Arqueológico”, no âmbito do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ-UFPEL). Esse projeto visa à qualificação do grupo de bolsistas, voluntários e laboratoristas que atuam nas atividades de ensino, pesquisa em extensão do LEPAARQ-UFPEL, nas áreas de Arqueologia e Antropologia, Patrimônio e História antiga. O projeto envolve ações como palestras, grupo de estudos e cursos de curta duração ministrados para o grupo do laboratório, tanto por pesquisadores da Universidade como pesquisadores que atuam em instituições nacionais ou internacionais. No período de 2013-2014 as atividades do projeto foram bastante variadas em suas temáticas. Desde um minicurso de fotografia direcionada aos laboratoristas para o aprimoramento de técnicas fotográficas, até palestras sobre topografia em sítios arqueológicos italianos. A variação temática atendem a distintos interesses, visto que a equipe do LEPAARQ é bastante diversificada. Vale ressaltar também que, através desse projeto, foi possível reforçar uma parceria institucional entre o LEPAARQ e o Laboratório de Estudos em Cerâmica Antiga, cujo foco principal é a pesquisa na área de Arqueologia Clássica e História Antiga do Mediterrâneo.
Abstract: Since 2011, the "Archaeological Café" teaching project has been carried out, within the scope of the Laboratory of Teaching and Research in Anthropology and Archeology (LEPAARQ-UFPEL). This project aims to qualify the group of scholars, volunteers and laboratorians who work in teaching activities, research in extension of LEPAARQ-UFPEL, in the areas of Archeology and Anthropology, Heritage and Ancient History. The project involves actions such as lectures, group of studies and short courses given to the laboratory group, both by researchers from the University and researchers working in national or international institutions. During the period 2013-2014 the project activities were quite varied in their themes. From a mini-course of photography directed to the stagiaires for the improvement of photographic techniques to lectures on topography in Italian archaeological sites. Thematic variations serve different interests since the LEPAARQ team is very diverse. It is also worth mentioning that through this project, it was possible to strengthen an institutional partnership between LEPAARQ and the Laboratory of Ancient Ceramics Studies, whose main focus is the research in the area of Classical Archeology and Ancient History of the Mediterranean.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade Unesp, 2006.
FUNARI, P. P. A. Os desafios da destruição e conservação do patrimônio cultural no Brasil. In: FUNARI, P. P. A. Arqueologia e Patrimônio. Erechim: Habilis, 2007.
FUNARI, P. P. A.; BEZERRA, M. Arqueologia Pública na América Latina. In: MACHADO, G.; SOUZA, F. C. A. de;
STEINBACH, J. (Org.). Educação Patrimonial e Arqueologia Pública: experiências e desafios. Itajaí: Casa Aberta, 2013.
FUNARI, P. P. A.; PELEGRINI, S. C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.
MERRIMAN, N. (Org). Public Archaeology. Londres: Routledge, 2004.
NAJJAR, J. Educação Patrimonial e Identidade: algumas questões em debate. In: CARNEIRO, W.; CHAVES, I. M. B.; LINHARES, Célia; COSTA, V. A. da. (Org.). Movimentos instituintes em educação: políticas e práticas. Niterói: Intertexto, 2010.
PRATS, L. Antropología e Patrimonio. Barcelona: Ed. Ariel, 1997. SILVEIRA, F. L. A. ; Bezerra, M. Educação Patrimonial: perspectivas e dilemas. In: ECKERT, C.; LIMA FILHO, M.F.; BELTRÃO, J. (Org.). Antropologia e Patrimônio Cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Florianópolis: Nova Letra/ABA/Fundação Ford, 2007.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v12i23.4961