A cerâmica colonial do vale do Macacu, Rio de Janeiro: uma perspectiva diacrônica

Cleide Coelho Trindade, Marcos André Torres de Souza

Resumo


Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise diacrônica das cerâmicas provenientes de quatro sítios históricos localizados na região do Vale do Macacu, que se situa na margem nordeste da Baía de Guanabara (RJ). Um dos mais importantes centros de produção agrícola do Rio de Janeiro no período colonial, essa região abrigou uma população muito diversa, composta por indígenas, africanos e europeus, que mantiveram diferentes níveis de representação demográfica ao longo do tempo. Buscando entender essa diversidade, este artigo explora a variabilidade diacrônica das cerâmicas de uso doméstico de quatro períodos distintos, compreendidos entre os séculos XVII e XIX. Levando em conta a agência criativa dos diferentes sujeitos envolvidos na produção cerâmica, propomos que aí ocorreu um processo de etnogênese.

 

Abstract

The goal of this article is to present the results of a diachronic analysis of pottery from four historical sites located in the Vale do Macacu region, northeast margin of Guanabara Bay, Rio de Janeiro, Brazil. One of the most important centers of agricultural production in Rio de Janeiro during the colonial period, this region was the home of a very diverse population, composed of peoples with indigenous, African and European backgrounds, and who maintained different levels of demographic representation over time. Seeking to understand this diversity, this article explores the diachronic variability of domestic pottery from four different periods, between the 17th and 19th centuries. Taking into account the creative agency of the different individuals involved in pottery production, we suggest that a process of ethnogenesis took place in this region.


 


Palavras-chave


variabilidade cerâmica; diacronia; criatividade cultural; etnogênese; Rio de Janeiro.

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DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v19i37.22650

 
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