ARQUEOLOGIAS EM MEIO DIGITAL: DEPURANDO TRÊS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Resumo
As experiências aqui expostas foram conduzidas nos últimos 15 anos de práticas em projetos específicos de Arqueologia Digital. O texto, portanto, pretende a integração dos principais achados alcançados com estes trabalhos e a sua mais ampla divulgação. Os principais achados destes ensaios foram a importância dos modelos 3D na arqueologia, o perfil dos diferentes usuários nas redes sociais de arqueologia, e a avaliação e aplicabilidade de diversos programas de simulações virtuais para a arqueologia. Com isso pretende-se uma troca de informações com atuantes e entusiastas da área, para que os exemplos aqui apresentados possam colaborar e corroborar com o crescimento e consolidação de um campo tão importante como este para toda a arqueologia.
Abstract: The experiences exposed here were conducted in the last 15 years of practices in specific projects of Digital Archeology. The text, consequently, intends to integrate the main findings achieved with these works and their wider dissemination. The main findings of these tests were the importance of 3D models in archeology, the profile of different users on social archeology networks, and the evaluation and applicability of many virtual simulation software for archeology. This is intended to exchange information with experts and enthusiasts in the area, so that the examples presented here can collaborate and corroborate with the growth and consolidation of a field as important as this for all archeology.
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PDFReferências
COSTA, Diogo M. Arqueologia Digital. XV Congresso Sociedade de Arqueologia Brasileira. 2010.
COSTA, Diogo. M. Mundos Virtuais: Uma Proposta de Teorização Sobre a Prática das Simulações Computacionais na Arqueologia. Jornal de História da Arte e Arqueologia, v. 18, p. 29–46, 2012.
SOBRINHO, Jalmiro R. Relatório – VLS 0004. São Paulo: Alezi Teodolini – Hezolinem, 2005.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v17i34.18914