O INDETERMINADO CRAVADO DO TEMPO: UMA PERFORMANCE DA SENSAÇÃO PERANTE O OFÍCIO-PESQUISA NO REVELAR DAS FOLHAS
Resumo
Este ensaio discorre acerca da relação entre pesquisa etnográfica e emoções a partir de um compilado de práticas que envolveram uso de imagens em campo, de registros fotográficos de interlocutores e um fazer afetivo em torno de tais lembranças aplicado à técnica da fitotipia. Neste sentido, o trabalho localiza o entroncamento de afetoe pesquisa, corroborando os estudos sobre etnografia, antropologia e imagem como espaço contínuo e estendido à esfera-ofício da pesquisa e circulação.
Abstract: This essay discusses the relationship between ethnographic research and emotions from a compilation of practices that involved the use of field images, photographic records of interlocutors and an affective make around such memories applied to the technique of phytotyping. In this sense, the work locates the connection of affection and research, corroborating the studies on ethnography, anthropology and image as a continuous space and extended to the sphere of trade of research and circulation.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
COHEN, Renato. Performance como linguagem. Criação de um tempo-espaço de experimentação. Editora Perspectiva. São Paulo, 2002.
FRANÇA, Isadora. Consumindo lugares, consumindo nos lugares: homossexualidade, consumo e subjetividades na cidade de São Paulo. Tese de doutorado. Programa de Ciências Sociais. Universidade Estadual de Campinas, 2010.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. São Paulo: Cadernos de Campo Nº 13, 2005 [1990].
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo, Ática, 1989.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo, Contexto, 2008.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. A poética do cotidiano missioneiro: etnografia e reflexão sobre si mesmo. Compartilhando imagens e emoções com os contadores de causos nas Missões Gaúchas. Cadernos de Campo (USP), v. 16, p. 13-29, 2007.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v17i33.16176