AS RANHURAS DO SENSÍVEL: DO BRICOLAGE ARTÍSTICO À IMPRESSÃO DE IDÉIAS
Resumo
RESUMO:
Este artigo compõe uma reflexão sobre a minha produção artística, cuja temática baseia-se na releitura de construções arquitetônicas relevantes à memória visual de regiões e culturas específicas. Enquanto gravurista, descobri que o processo de trabalho que utilizo me aproxima do pensamento que Claude Lévi-Strauss expõe em seus escritos sobre “A Ciência do Concreto”, levando-me a bricolar com o mundo sensível. Elenco como objeto de estudo três xilogravuras.
RÉSUMÉ:
C’est article compose une réflexion sur ma prodution artistique, dont le suject c’est la relecture des costructions d’archictecture importantes a la memoire visuel des regions et cultures spécifiques. En tant que graveur, j’ai découvért que le processus de travaille que j’utilise, m’approche de la pensée que Claude Lévi-Strauss expose dans ses écrits sur “La science du Concret”, ce qui me ramene a bricoler avec le monde sensible. J’eli comme objet d’études trois xilographies.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BORGES, Bia. Entrevista oral via internet. Pelotas, 2005.
CATTANI, Icleia Borsa/ Org. Aguinaldo Farias. Icleia Borsa Cattani: O Pensamento Crítico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004.
Repetição/Criação. Porto Alegre: Catálogo Repetere.
ESTER. www.galiciafiestras.com.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989. Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
FOCILLON, Henri. Vida de las Formas. Elogio de la Mano. Buenos aires: Libreria y Editorial “El Ateneu”, 1947.
HERSKOVITS, Anico. Xilogravura, arte e técnica. Porto Alegre, RS: Ed. Tchê, 1986.
LARROUSE, Vuef. Petit Dictionnaire Français. Paris, France: Ed. Larrouse, 2002.
LEITE, Luciana. Entrevista oral via internet. Pelotas, 2005.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.
LUZ, Ângela Ancora da. Revista Art and Architecture of América. Londres: www.essex.ac.uk/arthistory/arara/issue_one/paper5.Html, Novembro de 2004.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular, introdução à fotografia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984, 11.
PAREYSON, Luigi. Estética, teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1991.
PONS, Bênoit-Règis. Entrevista oral via internet. Paris: 2003.
REY, SANDRA. POR UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NA PESQUISA EM ARTES VISUAIS. TEXTO INTEGRANTE DO LIVRO: BRITES E TESSLER, BLANCA, ELIDA (ORGS.). O
MEIO COMO PONTO ZERO: METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES PLÁSTICAS. PORTO ALEGRE: ED UFRGS, 2002.
RIBEIRO, Carlos Flexa (Cord.). Enciclopédia Delta Larrouse. Rio de Janeiro: Editora Delta S. A.,1963.
RIOARTES, ano 8, n°26. Mostra Rio Gravura. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Arte e Cultura, 1999.
SANTAELLA, Lucia. In: Imagens, n°3. Campinas: Unicamp, 1999.
SAUVENAY, Cyril. Entrevista oral via internet. Paris: 2003.
STAHEL, Monica (Trad.). O Livro da Arte. São Paulo: Livraria Martins fontes Ed. Ltda, 1996.
VALLADARES, Licia do Prado. Invenção da Favela: do Mito de Origem a Favela.com. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
WIKIPEDIA. A Enciclopédia Virtual. www. Wikipedia. Com, 1, 6, 10.
WWW.SPANISHARTS.COM/.../ROMA/CORUNA_FARO.HTML, 5
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v3i5/6.1321