PATRIMÔNIO: SIMBIOSE HOMEM-MEIO AMBIENTE
Resumo
RESUMO:
Aspiramos levantar alguns parâmetros reflexivos referentes aproficuidade da temática da Educação Patrimonial na contemporaneidade.Como agentes irradiadores da Educação Patrimonial, objetivamos despertar o interesse nas comunidades, com a novidade do tema, problematizando-o, para que possam construir o conhecimento, desenvolvendo o objetivo básico que é de torná-los sujeitos históricos, desenvolvendo a cidadania.
ABSTRACT:
We aspire to raise some reflexive parameters about the successful of subject matter of heritage education nowadays. Like broadcasters of heritage education, hope to awake the benefit in the communities, with the new topic, to that they can built the knowledge, developing the basic target that is become them in historic subjects, developing the citizenship.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOFF, Leonardo. ‘Paradigma planetário’. Artigo publicado no Jornal do Brasil, em 25 de junho de 2004.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A Museologia como uma pedagogia para o patrimônio. In: “Revista Ciências e Letras” –FAPA, n.31, 2002, p.87-97.
CABRINI, Conceição. O Ensino de História. 4. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994.
CARRETERO, Mário. Construir e Ensinar: As ciências sociais e a história. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
COTRIM Gilberto, PARISI, Mário. Fundamentos da educação: História e Filosofia da Educação. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1981.
DEL PRIORE, Mary. História do cotidiano e da vida privada; In. CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs). Domínios da História: ensaio de teoria e metodologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
FAZENDA, Ivani. Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Professora sim, tia não. São Paulo: Olho d’ Água, 2000.
A importância do ato de ler. 38. ed. São Paulo: Cortez,1999.
Pedagogia da esperança. 6. ed, São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 17ª edição, 1991.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Introdução à Arqueologia. São Paulo: Ática, 1988.
Lingüística e Arqueologia. In: Revista de Estudos de Lingüística
Teórica e Aplicada (DELTA), 15,1. P.161-176, 1999.
OS DESAFIOS DA DESTRUIÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL NO BRASIL. Publicado em Trabalhos de Antropologia e Etnologia, Porto, 41, ½, 2001,PP. 23-32. pg. 03
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LEMOS, Carlos. O Que é Patrimônio Histórico. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LIMA, Lauro Oliveira de. Mutações em educação segundo Mc. Luhn. Petrópolis: Vozes, 1992.
MENEGAT, Ronaldo & ALMEIDA, Gerson (ORG.). Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades: estratégias a partir de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
NERUDA, Pablo. Antologia Poética. Tradução de Eliane Zagueiro. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora. 10ª ed., 1984.
PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1994.
PESAVENTO, Sandra. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v2i3.1048