Por um modo de pesquisar – formar na Educação em projetos de cooperação internacional.
Resumo
Trata-se das atividades desenvolvidas pelo Projeto Brasil-
Moçambique: formação continuada em serviço e prática docente em séries
iniciais do ensino fundamental, sob a responsabilidade dos grupos de pesquisa
parceiros LELIC (UFRGS/BR) e CIUP (UPM/MZ), no âmbito do Edital
PRÓ-AFRICA (MCT/CNPq nº 012/2008), durante o período de janeiro de
2009 a dezembro de 2011, além dos seus desdobramentos até os dias atuais.
O Projeto Brasil-Moçambique encontra-se vinculado ao projeto de pesquisa e
formação CIVITAS/LELIC, no Brasil (apoios CNPq, FINEP, SEAD-UFRGS,
SESU-MEC, CAPES), em andamento desde 2002, e cujo núcleo central de
preocupação vem a ser a formação continuada em serviço de professores
dos anos iniciais do ensino fundamental. Aliado a uma metodologia de
formação vinculada à pesquisa pós-graduada, que opera na constituição de
pequenos grupos de estudos e na invenção de práticas (que se atualizam como
experimentações ativas, de professores e alunos em sala de aula), envolvendo
também gestores de escolas e Secretarias de Educação municipais, esta
metodologia se produz na articulação dos processos imaginativos e construção
do conhecimento com o currículo programático e as políticas públicas de
inclusão social e digital. No presente texto apresenta-se uma síntese reflexiva
do projeto, dos percursos desta parceria Brasil-Moçambique, com atenção
às dificuldades encontradas e às alternativas construídas para a execução
dos objetivos do projeto, e, também, os ultrapassamentos em relação à sua
proposta inicial, cujos efeitos têm durado até os dias atuais.
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PDF PortuguêsReferências
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PROJETO BRASIL-MOÇAMBIQUE: Formação Continuada em Serviço e Prática Docente em Séries Iniciais do Ensino Fundamental. PRÓÁFRICA - Edital MCT/CNPq nº 012/2008.
RELATÓRIO TÉCNICO DO PROJETO BRASIL-MOÇAMBIQUE: Formação Continuada em Serviço e Prática Docente em Séries Iniciais do Ensino Fundamental. PRÓÁFRICA - Edital MCT/CNPq nº 012/2008.
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ISSN eletrônico: 1984-5677
ISSN impresso: 1519-0994