O que você sabe sobre o Canadá e os Estudos Canadenses? Crenças de discentes do curso de Letras.
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, S. R. G. Interseções: Diálogo com a literatura e a linguística
aplicada no Canadá. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001.
ALVAREZ, M. L. O. Crenças, motivações e expectativas de alunos
de um curso de formação Letras Espanhol. In: ______.; SILVA, K.
A. (Org.). Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes
Editores, 2007. p. 191-231.
BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre
aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de
Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.
______. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e
ensino de línguas. Linguagem e Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na
pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In:_______; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de
línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores.
Campinas: Pontes, 2006. p. 15-42.
______. Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de
uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K.
A. (Org.). Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes
Editores, 2007. p. 27-69.
BERNAT, E; GVOZDENKO, I. Beliefs about language learning: current
knowledge, pedagogical implications and new research directions.
TESL-EJ, v. 9, n. 1, p. 1-21, 2005.
BERND, Z. Estudos Canadenses: balanços e perspectivas. Interfaces
Brasil/Canadá, n. 9, p. 13-20, 2009.
______. Études canadiennes: perspectives transaméricaines. In: IMBERT,
P.; CERQUEDA, S. B.; RAMOS, A. R. N. Ficção e documentário:
algumas reflexões sobre o Quebec contemporâneo nas obras
cinematográficas de Jacques Godbout e Denis Arcand. Revista Interfaces,
ABECAN/FURG, v. 1, n. 5, p. 253-266, 2005.
CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Teachers’ personal practical
knowledge: What counts as “personal” in studies of the personal. Journal
of Curriculum Studies, p. 487-500, 1987.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Teacher education – A question
of teacher knowledge. In: SCOTT, A.; FREEMAN-MOIR, J. (Ed.),
Tomorrow’s teachers: International and critical perspectives on teacher
education. Christ Church, New Zealand: Canterbury Press, 2000.
p. 89-105.
DEWEY, J. How we think. Lexington, MA: D. C. Heath and Company,
FONTILLE, B. (Ed.) Trans, multi, interculturalité: trans, multi,
interdisciplinarité. Québec: Presses de l’Université Laval, 2012.p. 196-207.
GABILLON, Z. L2 Learner’s beliefs: an overview. Journal of
Language and Learning, v. 3, n. 2, p. 233-260, 2005.
GILLHAM, B. Case Study Research Methods. Londres; Nova Iorque:
Continuum, 2000.
HANCIAU, N. Relações norte e sul: diálogo Brasil/Canadá. Revista
Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo,
n. 4, p. 271-277, fev. 2008.
HUTCHISON, B. The unknown country, Canada and her people.
Longmans, Green & Company, Toronto, 1942.
LEFFA, V. M. A look at students’ concept of language learning.
Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 17, p. 57-65, 1991.
OLIVEIRA, H. F. À flor da (terceira) idade: crenças e experiências de aprendizes
idosos de língua estrangeira (inglês). 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística
Aplicada), Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
PAJARES, M. F. Teachers’ Beliefs and Educational Research: Cleaning up a
Messy Construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.
PRICE, H. H. Belief. Bristol: Thoemmes Press, 1969.
TELLES, J. A. Teachers’ Professional Knowledge Landscapes – Resenha.
DELTA (Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada), São
Paulo, v. 12, n. 2, p. 367-378, 1996.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Metodologia na investigação das crenças. In:
BARCELOS, A. M. F.; _______. Crenças e ensino de línguas: foco no professor,
no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 219-231.
______. Cognição de professores de línguas: formação, fatores contextuais e
práticas de sala de aula. Contexturas, v. 16, p. 113-134, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN eletrônico: 1984-5677
ISSN impresso: 1519-0994