Letramentos Digitais: uma análise comparativa de formação continuada de professores no Brasil e no Canadá

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Ben Akoh

Resumo


No constante fluxo de padrões migratórios globais, mudanças de fronteiras, transletramentos e alterações “cross-culturais”, tecnologias digitais adicionam certas complexidades ao crescentemente complicado e em processo de mudança contexto educacional. Professores em serviço lutam contra os desafios do letramento digital ao lidarem com a tecnologia, modificando paradigmas da relação professor-aluno e suas próprias filosofias pedagógicas. No contexto do Projeto de Troca de Conhecimento Brasil-Canadá e fazendo uso de um estudo de caso, este artigo foca-se numa análise comparativa de letramentos digitais entre professores canadenses e brasileiros em serviço. Ainda, elabora conceitos de letramento digital e tece considerações acerca de colaborações mutuamente inclusivas em contextos múltiplos, locais e globais. Tomando como base pesquisa bibliográfica mas também levando em conta dados empíricos coletados por meio de dois diferentes estudos de caso no Brasil e no Canadá, o artigo analisa a formação de professores em serviço com foco específico em educação tecnológica. Os principais resultados sugerem que as formações de professores inicial e continuada deveriam incluir letramentos digitais como parte dos seus programas. Ainda, sugerem que esses programas poderiam adotar um viés crítico, o que pode auxiliar tais práticas, de forma que elas sejam entendidas como práticas sociais em mudança.

Palavras-chave


Transletramentos; Letramentos digitais; Formação de professores em serviço; Pedagogias; Brasil e Canadá

Texto completo:

PDF (English)

Referências


ALTBACH, P. et al. Trends in global higher education: Tracking an academic revolution. Paris: UNESCO, 2009. Retrieved from on August 1, 2014.

APPADURAI, A. Modernity at large: Cultural dimensions of globalization (Vol. 1.). Minnesota: University of Minnesota Press, 1996.

______. Grassroots Globalization and the Research Imagination. Public Culture, 12(1), 2000. p.1–19.

______. The right to research. Globalisation, Societies and Education, 4(2), 2006. p.167–177. doi:10.1080/14767720600750696.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRUHN, J. G. Trust in Persons. In: ______. Trust and the Health of Organizations . New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, 1998. p. 19–33.

BRYDON, D. Cross-Cultural Learning in Global Times: Brazil/Canada Knowledge Exchange. In: Talk at Lakehead University, 2001. p. 1–19.

______. Critical literacies for globalizing times. In: Critical Literacies: Theories and Practices, 4(2), 2010. p.16–28.

______. Brazil/Canada Knowledge Exchange: Developing Transnational Literacies. 2011. Diana Brydon: Globalization and Cultural Studies. Retrieved from on July 03, 2014.

CLARK, R. E. Media Will Never Influence Learning. Educational Technology Research and Development, 42(2), 1986. p. 21–29.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York and London: Routledge, 2000.

CUBAN, L. Oversold and underused: computers in the classroom. Economics of Education Review. Vol. 22. Cambridge, Massachusettes; London, England: Harvard University Press, 2003. p. 221. doi:10.1016/S0272-7757(02)00019-5.

ESDC. “Literacy and Essential Skills”. Employment and Social Development Canada - Jobs and Training. 2013. Retrieved from on August 15, 2014.

GEE, J. P. Situated Language and Learning: a critique of traditional schooling. New York: Routledge, 2004.

HLYNKA, D. Postmodernism: A Twenty-First Century Primer to Problem-Based Learning. In: FEE, S. B.; BELLAND, B. R. (Eds.). The Role of Criticism in Understanding Problem Solving New York, NY: Springer New York, 2013. p. 35–42. doi:10.1007/978-1-4614-3540-2.

ILLINGWORTH, M. Education in the Age of the Information Superhighway : An Investigation into Initial Teacher Training in Canada. Canadian Journal of Education, 3, 2012. p.180–193.

KRESS, G. Literacy in New Media Age. London: Routledge, 2003.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. “Digital Literacies: Policy, Pedagogy and Research Considerations for Education”. Oslo: 2005. Retrieved from on August 16, 2014.

______. (ed.). Digital Literacies: concepts, policies and practices. New York: Peter Lang Publishing, 2008.

LANNING, R. Education and Everyday Life: An Argument against “Educational Futures.” Canadian Journal of Education / Revue Canadienne de L’éducation, 19(4), 464, 1994. doi:10.2307/1495343.

LIMA, M. de F. M. No fio de esperança: Políticas públicas de educação tecnologias da informação e da comunicação. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.

LUKE, C. Cyber-schooling and technological changes: multiliteracies for new times. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York and London: Routledge, 2000. p.69-91.

MONTE MÓR, W. The development of Agency in a New Literacies Proposal for Teacher Education in Brazil. In: JUNQUEIRA, E. S.; BUZATO, M. E. K. (Eds). New Literacies, New Agencies? A Brazilian Perspective on Mindsets, Digital Practices and Tools for Social Action In and Out of School. New York: Peter Lang Publishers, 2013. p. 126-146.

MOORE-HAYES, C. Fall/automne 2011 Technology Integration Preparedness and its Influence on Teacher - ¬Efficacy La préparation à l ’ intégration de l’informatique et son influence sur l’efficacité d’un enseignant Key Words Résumé. Canadian Journal of Learning and Technology, 37(3), 2011. p.1-15.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 1984-5677

ISSN impresso: 1519-0994