Da Acádia à Colônia São Lourenço: a versão pomerana de uma canção cajun

Danilo Kuhn Silva

Resumo


Através da análise de uma canção híbrida, Álas folóra, da banda Musical Boa Esperança, este artigo objetiva abordar o processo de hibridismo musical recriado de tradições exógenas dentro de uma tradição endógena: enquanto a referida canção está inserida em um contexto musical pomerano, na área de São Lourenço do Sul, região da Serra dos Tapes, sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, Jambalaya (on the Bayou), da qual a primeira é uma versão, advém da música country estadunidense e, ainda, contém elementos musicais da cultura cajun (descendentes de colonizadores franceses da Acádia, região do atual Canadá, posteriormente emigrados para o estado norte-americano da Luisiana). Este percurso cultural será analisado ao longo do texto à luz dos conceitos de hibridismo (CANCLINI, 2011), de fragmentação cultural (HALL 2002; 2011) e memória cultural (ASSMANN; CZAPLICKA, 1995). Conclui-se que o referido percurso reforça a visão contemporânea que questiona noções essencialistas acerca das identidades culturais e desconstrói entidades culturais fechadas.


Palavras-chave


Cajuns. Pomeranos. Música. Hibridismo. Memória cultural.

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