PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: AÇÃO DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA

Lucas Rech da Silva, Denise Dalpiaz Antunes, Dionlei Decker, Cláudia Rosana dos Santos Athaídes

Resumo


Nos últimos anos, o Brasil vem se posicionando como uma potência econômica e cultural, mas para se consolidar como tal, está passando por um processo de reestruturação do seu sistema educativo. Organizações internacionais apontam pesquisas e caminhos a serem percorridos, por exemplo o Programa Internacional e Avaliação de Alunos -PISA- da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico -OCDE-, o qual aponta indicadores de qualidade e desempenho e que  coloca o país, entre os últimos dos sessenta e cinco avaliados com relação ao Ensino Médio -EM-, mesmo apontando que a educação no Brasil vem melhorando gradualmente. Nesse propósito, a Reestruturação do Ensino Médio constitui-se parte fundamental para melhorar o desempenho do país nas avaliações internacionais, que determinam as quantidades de investimentos estrangeiros que o país receberá para a Educação.  O presente trabalho se propôs a relatar e refletir sobre a formação continuada de professores da rede pública estadual por meio do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e seu significado para a prática docente, como uma ação na Educação Continuada de professores; uma proposta de extensão.

Palavras-chave


PNEM; Educação Continuada; Ensino Médio;

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Espécies de capital e formas de poder. Florianópolis: UFSC, 2011.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: Próximos Passos. 2011. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1390/atingindo-uma-educacao-de-nivel-mundial-no-brasil-proximos-passos---sumario-executivo/. Acesso em: 23 de mai. de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa I - Caderno II. O jovem como sujeito do ensino médio, 2013.

BRASIL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: Próximos Passos, 2011. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1390/atingindo-uma-educacao-de-nivel-mundial-o-brasil-proximos-passos---sumario-executivo/. Acesso 23 maio 2015.

CASTRO, Marta Luz Sisson. Metodologia da Pesquisa Qualitativa: Revendo as Idéias de Edgon Guba. In: ENGERS, M. E. A. Paradigmas e Metodologias de pesquisa em Educação : notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 53-64.

DELORS, Jacques. Educação : um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Editora Cortez, 8. ed., 2003.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JESUS, Saul Neves de. Psicologia da Educação. Coimbra: Quarteto editora, 2004.

LOMÔNACO, José Fernando B. Apresentação à edição brasileira. In: LÓPEZ-BARAJAS ZAYAS, Emilio. O Paradigma da Educação Continuada. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

LÓPEZ-BARAJAS ZAYAS, Emilio. et al. O Paradigma da Educação Continuada. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, p. 9-29, 1998.

MOEHLECKE, Sabrina. O Ensino Médio e as Novas diretrizes curriculares Nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Universidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 49 jan./abr. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a02v17n49.pdf. Acesso em: 27 jun. 2014.

PORTAL, Leda Lísia Franciosi. O Professor e o despertar de sua espiritualidade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. Edipucrs: Porto Alegre, p. 109-124, 2002.

_____; FRANCISCONE, Fabiane. Contribuições da Educação Continuada na construção da inteireza do ser. Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS. n. 3 (63), p. 557-569, set./dez. 2007.

PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, October (2001).

RIO GRANDE DO SUL. Comissão do Ensino Médio e da Educação Superior. Parecer nº 310/2012. Regimento Escolar Padrão a ser adotado pelo Ensino Médio Politécnico. I e II. 2012. Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_I.pdf e http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_II.pdf. Acesso 27 jun. 2014.

STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata, 1998.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i2.7891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA